2 de maio de 2017

Moda militar é só estampa camuflada? Claro que NÃO!

Olá meninos! Estou um pouco sumido daqui, mas voltei! E dessa vez com muita informação. Hoje vamos falar de peças no estilo militar. Mas atenção, militar não é só estampa camuflada!

Os principais eventos de moda da Europa, como o Paris Fashion Week, revelaram que a estampa camuflada voltaria a fazer sucesso no verão 2017. Um look com estilo militar não significa que você vai sair por ai fantasiado de soldado né! São pequenas pitadas inseridas no look que importam.

O segredo está em saber escolher as peças que combinam mais com seu estilo. Normalmente as peças de estilo militar são usadas em ocasiões mais informais pelo caráter mais figurativo dos objetos (costumam ter muitos detalhes).

Mas porque o estilo militar e tão legal? Porque evoca vários sentimentos que os homens consideram de valor, como por exemplo: virilidade, coragem, caráter, respeito, honra, força entre outros e vestir desta forma incorpora tais sensações, em mais ou menos intensidade, dependendo das peças usadas.

O estilo militar tem uma infinidade de peças que podem ser apropriadas:

Cintos e Relógios

As peças de combinação mais fáceis do estilo militar são os relógios, normalmente tem um aspecto mais clássico encaixando facilmente em várias possibilidades de looks.

Os cintos já são mais brutos e geralmente com aspecto envelhecidos.


Botas e Sapatos


As botas, sapatos e tênis por terem muitas opções são bem fáceis de combinar com o restante do visual. Normalmente as botas e os sapatos são bastante desgastados, dando um aspecto que realmente vieram da guerra, existem os objetos com aspecto de novos sim, mas não são tão legais! Os tênis já são diferentes, mesmo porque não existiam na época a profusão de hoje em dia, então será encontrado peças inspirados no estilo militar (cores e texturas) e não originais. Mas a dica é, use-o todo dia até ficar velho (vintage)! rs

Bolsas e mochilas

As bolsas e mochilas no estilo militar utilizam basicamente dois materiais: lona ou couro, os dois juntos ou separados. Têm formatos de saco, bem despojado, mochilas tem das mais limpinhas até as bem despojadas e as bolsas tipo carteiro para quem gosta de um visual mais formal. As suas cores mais habituais são o verde oliva e o kakhi, sendo muito usado também a estampa camuflada.

Casacos, Parkas e Jaquetas

São as peças mais simbólicas do estilo militar, muito carregadas de estilo. Como nós estamos em um país de clima quente não podemos utilizá-las com muita frequência, mas se esfriar um pouquinho use e abuse. Temos a Bomber que é a jaqueta de aviador de nylon ou couro, mais curto com punhos e barra ajustada, os forros mais grossos dão a sensação de robustez a peça. As Parkas que são os agasalhos de campanha feitos em lona ou sarja grossa, com vários bolsos com tampa, e amarração na altura da cintura e capuz, é uma peça mais resistente feita para aguentar diversas intempéries. Os casacos já são mais elaborados, sendo a vestimenta dos oficiais, normalmente visto em lã, com golas maiores, abotoamentos duplos e mais ajustados no corpo.

Camisas

Esta é a peça do estilo militar que carrega as características mais evidentes: tecidos mais grossos, bolsos quadrados chapados com pregas e tampa e martingales (aquela alça nos ombros). Originalmente eram encontradas nas cores,  Branca, para a Marinha, Verde e Caqui para o exercito e Azul Claro para a Aeronáutica, isso não e uma norma, podendo variar de país para país. É uma peça altamente incorporada ao guarda roupa masculino, podendo ser encontrada com muitas variantes.

Calças

Conhecidas como calça com bolsos laterais, esta peça possui um caráter utilitário, normalmente feita de sarja, as cores características do estilo militar são os Verde oliva e os Khakis, a estampa camuflada também é muito presente. Originalmente eram peças mais folgadas que privilegiavam o conforto e a mobilidade, mas hoje são encontradas até modelagens bem justas como a Skinny.

Bermudas

É de longe a peça mais usada do estilo militar, originalmente é uma peça utilitária, tanto que é conhecida como cargo, mas as suas características a colocaram neste lugar, como as cores, o formato dos bolsos, o tecido grosso e resistente. Hoje em dia existe uma ressalva a respeito dela, seu uso está em declínio quando se fala em linguagem de moda, por representar um estilo antiquado, suas medidas são exageradas tanto no comprimento quanto na largura, atualmente peças mais secas e curtas estão no das tendências de moda.

O estilo militar sempre esteve próximo ao guarda roupa do homem, em alguns momentos mais evidente e em outros menos. Atualmente está bem próximo, o que nos dá a chance de usar e abusar deste conceito; mas lembre-se:

Sem exageros, as fotos acima também caracterizam a forma de utilizá-lo, preferencialmente com um objeto da vestimenta de cada vez, ou só a calça ou só a camisa ou só o casaco…os acessórios podem ser mesclados com as roupas.

Além dessas dicas, você não precisa ter o camuflado masculino como predominante nas roupas. Você pode usar peças que tenham detalhes camuflados, como um bolso, detalhe da gola ou na manga.

Apesar de falarmos pra não carregar nas referências militares quando usar o camuflado masculino, tem uma peça dessa referência que pode combinar muito bem com o seu visual: o coturno.

Outra moda bem interessante para este inverno que cria combinações bem interessantes com tendência de tons terrosos. 

Você já sabe qual a regra básica pra usar estampas? Quanto menores forem os padrões, mais fácil é de combinar. Isso também vale pro camuflado masculino. Se você está começando agora e não tem muita experiência com combinações, escolhas pelas peças que tenham camuflados menores pra ficar muito mais fácil de combinar suas roupas.

Está pronto pra usar o camuflado masculino neste inverno? Então, veja algumas inspirações pra te ajudar:

Dicas extras:
  • Os gordinhos devem tomar o máximo cuidado com os bolsos volumosos espalhados pelo corpo, as peças lisas são seu porto seguro;
  • Os baixinhos podem usar cores próximas para criar uma silhueta alongada e evitar casacos muito longos que encurtem as pernas. As calças cargo ideais são as flat, pois não adicionam volume às pernas. Apesar dos coturnos serem incríveis, prefira os de bico um pouco mais alongado;
  • Quem é altão também tem que tomar cuidado com os bolsos, exagero nunca é demais, entretanto vale a pena explorar as diversas cores citadas lá no começo e usá-las para criar uma silhueta fatiada. Os coturnos não são muito indicados por terem solas muito grossas;
  • Acho que eu já disse isso, mas não custa repetir: apenas uma peça camuflada no look! A estampa chama muita atenção e adiciona muita informação ao combo;
Então meninos, acho que falei tudo sobre essa tendência militar. Mas se ainda tem dúvidas, nos comentários pode perguntar que respondo. Não fique com vergonha, pois sua dúvida pode ser a de outros também. Use e abuse das dicas e nos marque em suas fotos com a hashtag #modaparameninos, pois você pode aparecer aqui no blog na coluna look do leitor que fazemos todo mês.

E não esqueça de nos seguir em nossa redes sociais, diariamente alimentadas por nossa equipe, também sempre com dicas exclusivas e looks para que você possa se inspirar. Fiquem ligadinhos!


Luiz Vitor Soares
@lzvitor - instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário