15 de março de 2016

Cuidados com a pele! saiba como deixa-la limpa e saudável

Apele é o maior órgão do corpo humano responsável pela interação o meio ambiente e proteção do corpo contra ameaças externas. Dentre outras funções a pele é responsável pela aparência tão importante na sociedade de hoje.
Por isso o blog MPM de olho nesse órgão tão importante, apresentará uma série de cuidados para preservar e manter a pele dos nossos leitores em ótimo estado.
Bem, sabemos que a pele masculina, devido às diferenças hormonais é mais espessa, oleosa e com uma maior quantidade de pelos.
Em geral, a pele elimina constantemente sebo e gorduras, além de suor, formando assim uma fina película protetora. Película essa essencial para lubrificação, reparo e proteção da pele, Para manter a pele com uma aparência saudável, é necessária uma limpeza diária para remover as células mortas, gorduras e outras impurezas. 

Limpar apenas com água não é suficiente, o ideal e mais aconselhável pelos dermatologistas é desengordura-la com um sabonete especifico para o rosto.
Uma dica importantíssima é “lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manha e a noite”.
Vale lembrar que, homens com a pele oleosa devem usar produtos que regulem a produção sebácea. Produtos com teor excessivo de álcool devem ser evitados por aumentar mais ainda a oleosidade.
Um problema comum e específico da pele masculina é a acne.
Causada pelo entupimento e inflamação dos poros, a acne leva ao aparecimento de cravos, espinhas e até mesmo cicatrizes, existem produtos e tratamentos específicos para tratar esse problema, mas devem ser recomendados e receitados apenas pelos dermatologistas.
O que nos cabe recomendar é:
- Não espremer cravos e espinhas em hipótese alguma. Isso favorecerá a inflamação e a formação de cistos e caroços.
- Evitar exposições exageradas e desnecessárias ao sol. A pele queimada fica mais grossa facilitando o entupimento dos poros.
- Tenha hábitos alimentares mais saldáveis. Apesar de a alimentação influenciar pouco no aparecimento de acnes, é bom lembrar que uma boa alimentação não só para a pele, e sim para todo o corpo. Coma mais frutas, legumes, verduras e evite o consumo de alimentos cremos e gordurosos como, por exemplo, frituras e maionese.
Outro problema bastante comum é o ressecamento e a diminuição da elasticidade da cútis ocasionada pela perda de água na camada mais superficial da pele. Esse ressecamento pode ser ainda mais intenso com o processo natural de envelhecimento, o fumo e outros poluentes.
Deve ficar bem claro que A PELE MASCULINA TAMBÉM PRECISA DE FILTRO SOLAR.

Num país tropical como o nosso, o uso diário de filtro solar é importantíssimo para evitar queimaduras, prevenir o envelhecimento precoce e até mesmo o câncer de pele.
Vamos a algumas dicas para você se proteger dos raios solares:
- É importante observar se o filtro tem proteção UVA.
- A proteção considerada mínima satisfatória é a de número 15.
- O filtro deve ser passado nas áreas mais expostas ao sol 30 minutos antes da exposição solas.
- O ideal é que o filtro seja passado novamente a cada duas horas ou após o contato com água ou suor excessivo.
- Não usar de forma alguma filtros ou outras fórmulas caseiras.
- Evitar tomar sol em excesso.
- O horário ideal para exposição ao sol é até às 10 da manhã e após as 15 da tarde.
- Optar sempre por bronzeadores com filtro solar.
- Para aquele que praticam esportes ao ar livre ou por algum motivo se expõem de forma mais intensa ao sol, devem usar bloqueador solar que tem uma máxima proteção além de serem resistentes a água.
Bom galera! essas foram as nossas dicas, esperamos que tenham gostado, até a próxima! Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário